terça-feira, 27 de novembro de 2012

Coruja de Estimação

Em algumas pessoas causa estranheza, mas sempre achei as corujas uma  das aves impressionantemente linda.
A bianca minha cachorrinha, como sabem faleceu 2 meses antes do meu casamento, mesmo que ela estivesse viva , ficaria com minha mãe para que não se senti-se tão sozinha. Mas, alem da minha mãe quem anda se sentindo muito sozinha sou eu, ja que meu esposo trabalha o dia inteiro fora.
Então resolvi pesquisar na internet a possibilidade de ter uma coruja de estimação. Filhotes de cachorro estão muito caros. Adotar?  Até pensei...em ir buscar um no centro de zoonoses, mas amigos me disseram que nem sempre os filhotinhos vingam ..e seria mais uma perda, e o objetivo é trazer alegria.
"pra quem aprecia uma beleza tão exótica as corujas podem se mostrar um animal super legal para estimação porém exige certa estrutura, disposição de tempo e de dinheiro.
Além do que você vai precisar definir a espécie que irá criar levando em conta nosso clima e as condições que esse animal esta acostumado.
Você ira precisar de um viveiro bem grande, dentro deve haver uma caixa de madeira onde essa coruja pode querer se esconder durante o dia além de poleiros que devem ficar em locais onde tenham um certo sombreamento levando em conta que esses animais gostam de locais escuros, o chão pode ser forrado com areia já que é um material de fácil higienização.
Não coloque corujas com outras espécies de pássaros ou até mesmo com outras espécies de corujas pois a maior come a menor.Pássaros devem estar longes de corujas sempre.
Crie bem sua coruja com toda sua atenção e paciência são animais sensíveis que como qualquer outro animal necessitam carinho, procure um local idôneo para adquirir seu animal nunca se esqueça que pegar animais da floresta é crime, procure órgãos que autorizam a comercialização desse animal e de qualquer outro.
A higienização desse bichinho se da com a gaiola levando em conta que corujas não tomam banho uma vez que isso aconteça elas ficam inabilitadas a voarem já que sua plumagem é um pouco ‘diferente’ das aves como já foi dito o que elas podem fazer ocasionalmente é tomar banho de chuva na natureza, em compensação a gaiola procure limpar diariamente tirando todos resquícios de comida e toda sujeira.
A alimentação é basicamente feita por camundongos, larvas, gafanhotos, pequenos pássaros, mas estão acostumadas a comerem animais vivos então pode levar um tempo para comerem animais já mortos. Procure alimentá-las a noite, não de carne gorda, pois elas podem ficar gordas vindo a morrer, procure adicionar um pouco de cálcio em sua dieta principalmente quando falamos de filhotes.
Corujas são animais que não transmitem doenças, elas têm uma expectativa de vida em torno de 18 a 20 anos. Viram como corujas são animais encantadores, realmente uma ótima companhia e um grande aprendizado.
Leia mais:
Coruja, um animal de estimação muito interessante " http://www.avedomestica.com.br/
Por ser um espécime da noite, a coruja sempre esteve associada à má sorte. ”Na Idade Média eram, além desses preconceitos, símbolos de feiúra e roubo. Mas foi durante a Antigüidade Clássica que os gregos viram seu real valor, dando-lhes o título de ave símbolo de Atena, a deusa da Sabedoria”, explica Antonietta Ficucella, bióloga da Amazon Zoo, loja especializada em animais silvestres e exóticos, em São Paulo.
Tímidas e discretas, quando criadas desde o nascimento em cativeiros, as corujas se adaptam muito bem aos seres humanos. No Brasil só é possível adquirir corujas legalizadas junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “A ave vem com uma anilha (pequena argola) e um número de registro. Isso prova que o animal é legalizado e não tem origem do tráfico. A espécie que se encontra normalmente a venda é a Tyto Alba, conhecida como coruja da igreja”, revela Thiago Rodrigo Salvador, médico veterinário especializado em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos do Breeds Pet Shop, em São Paulo.
Com cabeça grande, devido à plumagem volumosa, as corujas são aves de médio porte. Medem de 30 a 45 cm quando adultas, e seu peso varia de 250 a 700 gramas. As fêmeas são geralmente 25% maiores que os machos. A coloração de suas penas vai do branco amarelado até o preto, passando pelo cinza, castanho claro e escuro. “Acredita-se que essas cores ajudam a ave a se esconder e se prevenir de predadores (mimetismo)”, explica Antonietta. Possuem grandes olhos frontais cônicos com excelente visão, tanto diurna quanto noturna. “As linhas lacrimais seguem dos olhos até o bico, que tem forma de gancho. O pescoço tem área de "giro" de 270° para compensar o fato de seus olhos serem imóveis. A cauda é utilizada como estabilizador durante o bote. As pernas longas e poderosas amortecem o impacto das aterrissagens. Os ouvidos assimétricos permitem localizar as presas no escuro”, conta Thiago.
Apesar da boa adaptação em cativeiro, as corujas não são recomendadas para convívio com crianças, pois quando irritadas suas garras podem ferí-las. “As crianças podem também não entender que uma coruja é um pet com algumas diferenças de cães e gatos. Não é recomendado criar uma coruja juntamente com cães e gatos por inúmeros motivos, desde uma zoonose, até um ataque tanto da coruja ao cão, ou vice-versa, causando danos físicos a ambos”, Thiago.
As corujas são rapinantes, ou seja, caçam para se alimentar na natureza, o que significa que são carnívoros e possuem um manejo alimentar diferenciado das demais aves. Seus principais alimentos são pequenos mamíferos (como camundongos), pequenos répteis e até mesmo outras aves de menor porte. De acordo com Thiago quando criados em cativeiro a maioria dos exemplares são alimentados com camundongos abatidos ou mesmo vivos, conforme preferência de seus proprietários. “De 8 a 10 horas após a alimentação, elas regurgitam uma única pelota do material que não conseguiram digerir. Essa pelota, úmida e preta (chamada de cast ou pellet, em inglês) geralmente contém ossos, dentes, restos de carapaça de invertebrados, penas e pêlos. Também é comum a Tyto Alba nunca beber água, retirando todo o líquido que necessitam da carne que consomem, lembrando que é muito importante sempre servir camundongos inteiros, e não apenas pedaços de carne. O camundongo além de hidratar a ave, é uma ótima fonte de cálcio e vitaminas essenciais a sua sobrevivência.”
Acostumadas a voar muito, as corujas devem viver em recintos grandes, pois precisam sentir como se estivessem na natureza, praticando o vôo. “É importante haver galhos para a ave se empoleirar e uma toca para que o animal possa se esconder. Sua localização tem que ser sempre em um lugar arejado, mas com possibilidades de proteção quanto ao frio e chuva quando houver necessidade”, explica Thiago.
Outra questão importante quando se fala em corujas é a falcoaria, arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves rapaces para a caça. Esporte popular entre os nobres da Europa medieval e do Japão feudal, a falcoaria é importante caso você queira manter uma coruja solta em casa. “É necessário colocar a falcoaria em prática para que essa ave não venha a fugir ou atacar algo sem que seja sob um comando de seu proprietário. Com isso, a coruja pode ser criada livre em casa ou mesmo em um recinto com saídas periódicas”, avalia Thiago.
E para quem pretende criar uma ave, principalmente uma coruja, o médico veterinário Thiago aconselha: “Temos que pensar na responsabilidade que estamos adquirindo com a compra da ave. Ela será totalmente dependente de você, que terá que arcar com os custos de alimentação, recinto, cuidados veterinários, entre outros”.
Fontes:
Antonietta Ficucella – bióloga e gerente da Amazon Zoo, loja especializada em animais silvestres e exóticos
Tel.: 11 3045-1000 /
www.amazonzoo.com.br
Thiago Rodrigo Salvador – médico Veterinário especializado em clinica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos do Breeds Pet Shop
Tel.: 11 2219-2000 /
www.breeds.com.br



Imagens: Divulgação – Breeds/Fonte: Revista Papo de Pet -ed05

Nenhum comentário:

Postar um comentário