sexta-feira, 25 de março de 2011

Pimenta !!! Hot ! Hot Hot! Chilihead

Chilihead - Assim são chamados os viciados em pimenta. Este trabalho está sendo estendido também a você que gosta e é um grande apreciador de pimenta (Molhos, conservas, doces, geléias) na esperança de que, a partir deste momento, além de imaginar o cheiro destas gostosuras picantes, você possa ter a possibilidade de participar delas.



PODE apostar sem medo de perder: pimenta pode ser, sim, até muito doce. O sabor ardido pode ceder lugar ao adocicado, em deliciosas compotas, como a receita que descobrimos lá em Sergipe. É uma sobremesa para deixar seus convidados de queixo caído.


COM PIMENTA É ASSIM: ou você ama ou odeia, mas o que nem todos sabem é que ela é muito mais do que um condimento picante. “É rica em betacaroteno, que ajuda no combate ao câncer. Por outro lado, pesquisas recentes viram que a pimenta tem uma substância que ajuda na redução do peso”, explica a nutricionista Marta Magalhães.


PIMENTA TAMBÉM É REMÉDIO: faz bem á saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca e dor de cabeça crônica. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido dever ser evitado. A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo, o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! Excessão para as pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica que fazem mal para os que já sofrem de males hemorroidários.


"SE A PESSOA tem gastrite, síndrome do intestino curto ou alergia a componentes da pimenta, seu consumo não é recomendado em nenhum grau, pois os efeitos podem ser graves. Fora isso, não há problema algum em comer pimenta. O máximo que ocorre é arder a boca", garante a nutricionista gaúcha Márcia Keller Alves, autora de uma dissertação de mestrado sobre os efeitos da pimenta no organismo. Entre os principais benefícios do consumo das frutas da pimenteira, aponta ela, estão a redução do colesterol e o aumento do metabolismo, o que ajuda a emagrecer.


A SUBSTÃNCIA química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui a propriedade benéfica à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha , é capsaicina. Estas substâncias ardem, mas têm propriedades antidor. Provocam liberação de endorfinas – verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica.


AS SUBSTÂNCIAS picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação do sangue no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente (Oriente-se pelo livro A Dor de Cabeça More Pela Boca).


A PIMENTA faz com que o corpo libere endorfina, o hormônio do bem-estar, o mesmo que entra em ação depois da prática de atividades físicas. Uma garfada bem apimentada provoca a conhecida sensação de queimação por toda a boca. Quando isso ocorre, o cérebro interpreta o fato como uma queimadura real e libera endorfina para gerar alívio.


VITAMINADAS - Também estão em progresso pesquisas que tentam provar de que forma substâncias antioxidantes presentes nas pimentas do gênero Capsicum podem atuar na prevenção ou tratamento de aterosclerose, câncer e doenças degenerativas. E não é só. "O valor nutricional da pimenta é alto. Ela é rica em vitamina A e, quando in natura, também em vitamina C, além de cálcio, ferro, caroteno, fibras, tiamina, niacina e riboflavina", explica a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá, em Belo Horizonte, Nádia Antunes.


EXISTEM cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina. Pesquisas têm demonstrado potentes propriedades antiinflamatórias das pimentas. A pimenta possui até propriedade anticâncer.


Por tudo isso, a dica é: o que você está esperando para apimentar a sua vida?

Anatomia da pimenta:


COMO TORRAR, MOER, ESMAGAR OU TRITURAR especiarias.


Na índia fazem isso em uma frigideira. Em Catanzaro (região da Calábria), na Itália, aprendemos como torrar, moer ou triturar pimentas vermelhas (usam principalmente a Dedo-de-moça). Forno pré-aquecido a 25O° com as pimentas espalhadas em um tabuleiro que deve ser sacudido de vez em quando. Até que fiquem um pouco escurecidas e aromáticas. Retire e deixe arrefecer antes de triturar e moer. Use um almofariz e pilão de pedra, ou, rolo de massa com pimentas envolvidas por pano, moinho de café (só pra isso). Faça-o com perseverança e paciência no final pode ser necessário passar o pó pela peneira.

BHUT JOLOKIA


  PIMENTA MAIS ARDIDA DO MUNDO -

(Capisicum Chinense) (Ardência : superior a 1.000.000 Scoville)

A pimenta BHUT JOLOKIA em 2007 foi confirmado pelo Guinness World Records como a pimenta mais ardida do mundo, substituindo a Red Savina. É nativa de Assam que fica a Nordeste da Índia. Também cresce nos estados indianos de Manipur e Nagaland

CHIPOTLE


Com essa pimenta fazemos o tradicional CHIPOTLE. CHIPOTLE é o molho mais comercializado no México e Espanha. Após ser seca em defumador, a pimenta passa por um processo de reidratação em Azeite Extra-Virgem e posteriormente é processado o molho.
Confraria da Pimenta ( http://confrariadapimenta.blogspot.com/ está desenvolvendo um fantástico molho de CHIPOTLE e em breve espera estar comercializando.



PIMENTA-DO-REINO

A pimenta-preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta-redonda, Ouro Negro ou pimenta da Índia e, no Brasil, como pimenta-do-Reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Da família das piperáceas é uma pimenta trepadeira originária da índia. Chegou ao Brasil no século XVII, mas o maior impulso para o seu cultivo se deu com a chegada das mudas da variedade Cingapura, trazidas pelos imigrantes japoneses, a Tomé-Açu, no Pará, em 1933. Hoje o Brasil é um dos maiores produtores mundiais. Para se obter a pimenta preta, colhem-se os frutos quando começam a amadurecer e os cachos são postos para secar ao sol. Depois de secos ficam enrugados e pretos. São então debulhados para ser vendidos inteiros, ou, o que é mais frequente, moídos. Pelo fato de perder rapidamente a qualidade quando moída, deve ser adicionada no prato no fim do preparo e de preferência moída na hora. A pimenta-do-reino moída como o cravo e a canela em pó, pode ser usada também em pratos doces. Nos salgados, seu uso é ilimitado.
Pimenta também é remédio. A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca e dor de cabeça crônica. Melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Têm ação antienvelhecimento e antiinflamatório. Não é bom para quem sofre de males hemorroidáreos.
Experimente combiná-la com outros temperos, como manjericão, cardamomo, canela, cravo, coco, coentro, alho, gengibre, noz-moscada, salsinha, alecrim, tomilho, açafrão... ela combina com quase todos os tipos de comida.
Podem ser consumidas frescas ou secas e moídas. Constituem excelentes fontes de vitaminas A e C.
A pimenta-do-reino branca é obtida através da remoção da casca preta da fruta seca.
Pimenta-do-reino verde, também apresenta como diferencial o estágio da colheita. É comercializada em forma de conserva. Quando usada na forma inteira, é macia e pode ser ingerida em pratos com steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês).
 PIMENTA-DA-JAMAICA
A Pimenta-da-jamaica (Pimenta dioica) é uma árvore que chega a medir até 10 metros, da família das mirtáceas. Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta-do-reino. Também é conhecida pelos nomes de murta-pimenta, pimenta e pimenta-de-coroa.
Ela se parece em quase tudo à pimenta-do-reino sendo bom para a saúde a excessão para os sofrem de males hemorroidáreos.
As folhas desta árvore têm aplicações medicinais (ex.: em males ginecológicos ou como analgésico) e no fabrico de cosméticos e perfumes. A madeira utiliza-se para construção de móveis e de edifícios rurais. As flores são úteis para a produção de mel e as árvores para o ensombramento de cafezais, como cercas vivas ou como ornamentais. É nativa dos neotrópicos aos quais se restringe a sua distribuição actual (México, Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Cuba e Jamaica).
O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. O interior dos frutos contém duas sementes que depois de beneficiadas dão um sabor especial às conservas, e servem para condimentação de carnes e mariscos. A pimenta-da-jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas. A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos.
Culinária (vide receitas apostas mais em baixo).
A Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial
pimentas que tem baixo teor de ardência

PIMENTA-DE-CHEIRO: 20.000
As cores variam do verde-claro ao amarelo forte. Comum do Norte ao Sudeste do Brasil. Bastante aromática.

JALAPEÑO: 5.000
                 É a mais consumida nos EUA, ao lado da tabasco. Faz excelentes molhos
BIQUINHO: 1.000
               Pequenina e doce, é usada em molhos, conservas ou comida in Natura
               Fontes: Caderno Paladar do Estadao, wwww.estadao.com.br
Confraria da Pimenta ( http://confrariadapimenta.blogspot.com/) veja este Blog e aprenda mais.

          FURIOSAS E VICIANTES - Parte-01
Se para você pimenta boa é a que faz a boca queimar, os olhos lacrimejarem e o corpo suar, há boas chances de você ser um chilihead - é assim que os viciados em pimenta são chamados. E como a moda agora são pimentas cada vez mais picantes, o negócio é conhecer a pungência das variedades populares. A classificação mais objetiva é a escala de Scoville, criada com rigor científico pelo químico norte-americano Wilbur L. Scoville em 1912. É essa a medida que está nas pimentas deste BLOG. Cada unidade Scoville refere-se à quantidade de vezes que um extrato de pimenta dissolvida em álcool pode ser diluído em solução de água e açúcar. Ou seja, o que ela precisa para ser neutralizada. Vai encarar?

as pimentas que tem alto teor de ardência

JOLOKIA: 1.000.000
A mais ardida do mundo, de cores vermelha e marrom. Não tente comer crua.


HABANERO: 500.000
 Madura fica levemente doce. Tem várias cores.
Faz salsas, moles e chutneys.

SCOTCH BONNET: 250.000
  Achatada e irregular, tem aroma frutado. Vai bem em molhos caribenhos, como o jerk.

RED SAVINA: 200.000
   "Fabricada", surgiu na Califórnia. De casca ondulada, dá bons molhos e conservas.

MALAGUETA: 100.000
                   Tempero baiano por excelência. Vai bem com peixes e carnes.
                        
      Batemos no liquidificador e fazemos uma PASTA. Ela já vem curtida no azeite ou pinga.
                               Usamos quase todos os dias como tempero.



                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário