quarta-feira, 25 de agosto de 2010

labios rachados no inverno??? não, não, não!!!!

No inverno o corpo precisa de cuidados especiais. Prova disso é a sensibilidade maior dos lábios, que respondem com rachadinhos assim que o clima esfria.
O vento, o frio, a poeira, a poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios , afirma o dermatologista Francisco Leite, diretor do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília.O ressecamento, no entanto, não é responsabilidade só das condições externas.

É preciso hidratar a pele regularmente. Além do uso regular de filtros solares labiais, beber muita muita agua mesmo.. principalmente nesses dias... em q há alerta de baixa humidade no ar.
Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles.

Ainda que, num primeiro momento, a saliva possa trazer algum alívio, no instante seguinte ela começa a ressecar ainda mais a boca.
Esse efeito rebote ocorre porque a saliva contém cerca de sete enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos. Essas enzimas, não agem nas mucosas, mas são capazes de agredir a sensível pele dos lábios.

O sol associado ao frio também é um perigo. As pessoas têm mais queimaduras solares labiais no inverno do que no verão. Nosso inverno é de dias frios, secos, com o céu azul ensolarado e sem nuvens. Desse modo os raios solares atingem diretamente os lábios.
Mas, por causa do frio, você nem percebe a dor da queimadura solar e demora mais tempo para sair do sol. O resultado são mais queimaduras até mais intensas do que no verão, quando o calor faz soar o alarme da dor.

Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de petrolato ou cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação.
 também é recomendado os componentes derivados de silicone e as manteigas de cacau ou de caritê para evitar o ressecamento.
Além dos bastões, você pode usar cremes specíficos para os lábios (caso a textura não incomode). E é importante reaplicar o produto a cada 2 horas, tempo que dura a hidratação.
E, mais do que nunca, evite o cigarro. O fumo é, depois do sol, a segunda maior causa de envelhecimento e de câncer labial, afirma o médico de Brasília.


O cigarro queima os lábios por causa da brasa e diminui capacidade de regeneração e cicatrização da pele e mucosas ao intoxicar o organismo com a nicotina, o alcatrão e mais outras substâncias nocivas que você ingere a cada tragada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário